quarta-feira, 27 de novembro de 2013

4) Surgem os Livros Impressos

A invenção 
de Johannes Gutenberg 
foi fundamental
para a proliferação dos livros
no início da Idade Moderna.

Uma página da primeira edição da Bíblia
impressa por Gutenberg.


Não há dúvida de que a invenção mais importante da Idade Média ocorreu no século XIV. Geralmente atribui-se a Johannes Gutenberg a invenção da máquina de impressão. No entanto, a impressora do inventor alemão só foi concebida no início da Idade Moderna, mas foi no século XIV, em fins da Idade Média, que surgiu na China um sistema de gravação de cada página de um livro em blocos de madeira. Essa invenção foi concebida por Pi Sheng em 1405. Era uma máquina impressora de tipos móveis, o que obviamente deve ser considerado como um grande avanço considerando-se a tecnologia disponível na época. Porém, o maior passo tecnológico para a impressão foi dado mesmo através da invenção de Gutenberg.
Em 1455, Johannes Gutenberg criou uma máquina impressora composta por tipos móveis reutilizáveis. Esses "tipos móveis" são peças de prensas mecânicas para impressão de textos. Eles podem ser de madeira ou de metal fundido. Cada tipo corresponde a uma letra ou caractere. O primeiro livro impresso por ele foi a Bíblia em latim. Isto fez com que os copistas (veja o capítulo anterior) ficassem preocupados, pois temiam perder sua ocupação. A invenção causou também preocupação aos líderes da Igreja de uma maneira geral, pois a impressora de tipos móveis reutilizáveis popularizou todos os tipos de livros da época definitivamente, reduzindo preços e aumentando o acesso da população a eles.
Este foi um grande marco no início da Idade Moderna, pois permitiu o surgimento do que até hoje chamamos de "imprensa". Por isto, embora equivocadamente, costuma-se dizer que Gutenberg "inventou a imprensa". Evidentemente, cabe a ele o mérito de ter iniciado, através de sua invenção, o desenvolvimento de uma técnica de tipografia que deu maior suporte à confiabilidade do texto e à capacidade do mesmo chegar a um público maior. Isto provocou mudanças drásticas. As letras dos manuscritos, por exemplo, tiveram que ganhar novas formas porque as antigas caligrafias continham detalhes impossíveis de ser grafados através dos tipos móveis.

A seguir: O primeiro livro publicado em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.