segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

5) O Primeiro Livro Publicado em Português

Páginas de uma das edições mais antigas
- provavelmente do século XVI, em Lisboa -
de "O Sacramental". 

"O Sacramental", 
de Clemente Sánchez de Vercial,
é considerado 
o primeiro livro
originalmente impresso em português. 



A impressora inventada por Gutemberg (veja no capítulo anterior) trouxe o surgimento da técnica conhecida como "tipografia". O primeiro livro impresso tipograficamente foi a Bíblia, em latim. A confiabilidade no texto e a capacidade do livro atender à demanda de um público cada vez maior tornou-se dependente da tipografia. Em Portugal, a novidade chegou no início do reinado de D. João II, que governo o país de 1481 até sua morte em 1495. O primeiro livro impresso em Portugal foi o Pentateuco (os cinco primeiros livros do Velho Testamento, da Bíblia), na cidade de Faro, mas com caracteres hebraicos. Não se sabe com exatidão qual foi o primeiro livro realmente publicado em língua portuguesa, mas muitos estudiosos consideram que tal livro tenha sido "O Sacramental", de Clemente Sánchez de Vercial.
O que se tem como informações concretas sobre "O Sacramental" é que sua primeira edição foi impressa em 1488 na cidade de Chaves, mas o autor não era português. Ele era um padre de León, uma província da Espanha. As primeiras edições de seu livro foram redigidas por ele entre 1421 e 1425 em castelhano, e a primeira edição em português que se tem conhecimento até hoje foi a de 1488, mas muitos estudiosos dizem que não há evidências definitivas sobre isto. Eles afirmam que é o primeiro livro impresso em português em Portugal, mas que isto não significa que outros livros possam ter sido impressos em português fora daquele país antes de 1488.
"O Sacramental" foi um dos livros mais lidos durante o século XV na Europa. Teve várias edições impressas em castelhano e português desde a introdução da imprensa até meados do século XVI. Apesar de seu autor ser um padre, a obra continha informações e ensinamentos que contradiziam o que a Igreja Pregava, e por isto as primeiras edições foram proibidas pela Inquisição. Das edições em português, são conhecidas quatro: no século XV, a de 1488 em Chaves e a de Lisboa num ano não identificado; no século XVI, uma em Lisboa em 1502 e uma em Braga em 1539.



Fontes: 
  • Almanaque Mundial - Editora Lisa - Rio de Janeiro - RJ (Brasil)
  • Enciclopédia Conhecer - Vol. I - Série Verde - Editora Abril - São Paulo, SP (Brasil).
  • "The World's Religions", de diversos autores - Lion Handbooks, Londres, Inglaterra. 
  • Ilustrações: Arquivo Google.

A seguir:  Os Livros no Século XX - O surgimento dos livros eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.