sexta-feira, 22 de novembro de 2013

1) Como Tudo Começou - Os Primórdios dos Livros

Os pergaminhos eram de peles de animais como cabras e carneiros. 
Assim como 
a escrita,
os livros surgiram
da necessidade 
de se preservar 
a História, 
histórias e tradições
e informar fatos. 



Cunha de metal
As primeiras evidências do surgimento da escrita são de meados do quarto milênio antes de Cristo. Por aquela época os mesopotâmios haviam criado um sistema de escrita para utilizá-lo para contabilidade. Para escrever, eles usavam um instrumento pontiagudo triangular, pressionando-o sobre uma superfície de argila mole para gravar números. Com o tempo, esse processo foi evoluindo até chegar à escrita propriamente dita, pictográfica.
Mais tarde os instrumentos pontiagudos foram substituídos por uma cunha - ferramenta de metal ou de madeira dura para fender superfícies de de madeira. Vem daí o nome "escrita cuneiforme". No antigo Egito, já se utilizava um tipo de papel feito das fibras de uma planta chamada "papiro" (vindo daí o nome "papel", que usamos até hoje). Um exemplo disto é o fragmento, mostrado abaixo, de um dos mais famosos documentos da Antiguidade: o "Livro dos Mortos" do Antigo Egito. (*)
Inicialmente grafavam-se logogramas. Um logograma é um símbolo único que expressa toda uma frase ou um conceito completo. O logograma que denota um conceito através de um símbolo gráfico é um ideograma, como os que os japoneses usam até hoje. O pictograma é um logograma que representa um conceito através de uma imagem. 


Escrita suméria
grafada em tábua de argila.
Esta peça foi produzida
entre 2.400 a.C. e 2.200 a.C.

A escrita se desenvolveu de forma independente entre vários povos do mundo. Pelo menos no início, não houve influências mútuas. A cuneiforme e os hieróglifos como os do antigo Egito são as mais antigas conhecidas até hoje. 
hieróglifos do Antigo Egito
A escrita cuneiforme surgiu entre os sumérios, na Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates, cujo território atualmente é ocupado pelo Iraque e outros países vizinhos, no Oriente Médio), na mesma época do surgimento dos hieróglifos no Egito. Isto foi há cerca de 5.500 anos.
Fragmento do "Livro dos Mortos",
do antigo Egito. 
Também por essa época surgiram os pergaminhos. Eles se originaram em Pérgamo, uma cidade grega na Ásia Menor, vindo daí o nome pelo qual são conhecidos. Eram simplesmente peles de animais - geralmente cabras ou carneiros - preparadas para a escrita. Os que eram feitos de peles delicadas como as de bezerros eram chamados de velinos. Estes, por proporcionarem um material de escrita fino, macio e claro, eram utilizados para documentos importantes na antiga Roma, na Grécia, etc.

(*) Um artigo sobre o "Livro dos Mortos" será publicado brevemente no blog "A Religiões do Mundo".



A seguir: O Códex.

Fontes: 
  • Almanaque Mundial - Editora Lisa - Rio de Janeiro - RJ (Brasil)
  • Enciclopédia Conhecer - Vol. I - Série Verde - Editora Abril - São Paulo, SP (Brasil).
  • Ilustrações: Arquivo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por prestigiar este blog.